25 setembro 2014
Sprite Lamp
Descrição
Sprite Lamp é uma ferramenta para combinar os estilos possíveis com a arte 2D, como os visuais pintados ou de pixel, com a iluminação dinâmica encontrada nos jogos modernos. Os desenvolvedores de jogos poderão criar jogos no estilo de clássicos como Metal Slug ou Braid, combinados com a jogabilidade e o apelo visual possibilitados por fontes de luz móveis ou variáveis. Para isso, o artista pinta um objeto iluminado de várias direções, imagens chamadas de “perfis de iluminação”, e depois as processa em mapas normais, mapas de profundidade, mapas de oclusão de ambiente e alguns outros. O Sprite Lamp também inclui uma variedade de shaders projetados para obter o máximo desses mapas.
Como funciona
O objetivo do Sprite Lamp é permitir que os artistas pintem imagens em uma forma com a qual estejam familiarizados e usem essas imagens para criar os mapas mais difíceis ou contraintuitivos exigidos pelos shaders modernos. Isso se dá principalmente na forma de pintar o mesmo objeto iluminado de algumas direções diferentes - entre duas e cinco - e processar essas imagens para criar um mapa normal e um mapa de profundidade.
Renderização
O Sprite Lamp inclui uma janela de visualização e várias opções de shader para que você possa experimentar e descobrir o que fica melhor em seu trabalho artístico. Os shaders do Sprite Lamp estão incluídos no Sprite Lamp em formato GLSL, totalmente comentados, e podem ser usados como base para incluí-los em seu próprio jogo. Uma lista crescente de shaders do Sprite Lamp para mecanismos de jogos comuns está disponível em http://engines.spritelamp.com. A janela de visualização do Sprite Lamp suporta:
- Fonte de luz móvel com cor, intensidade e atenuação variáveis
- Iluminação ambiente hemisférica
- Sombreamento de células
- Auto-sombreamento com mapas de profundidade
- Mapeamento de cor especular, brilho, cor emissiva e oclusão de ambiente
- Renderização de personagens animados exportados do Spine, da Esoteric Software
Requisitos de Sistema
Mínimos:- SO *: Windows Vista or later
- Processador: x86 processor @1.6GHz or greater
- Memória: 512 MB de RAM
- Placa de vídeo: Shader model 3.0/OpenGL 3.0
- DirectX: Versão 9.0a
- Armazenamento: 200 MB de espaço disponível